Midiáticus nas Eleições 2024: iniciativa monitora Instagram de candidatos nas 5 maiores cidades de MT e produz conteúdos sobre a campanha eleitoral

Midiáticus nas Eleições 2024: iniciativa monitora Instagram de candidatos nas 5 maiores cidades de MT e produz conteúdos sobre a campanha

O Grupo de Pesquisa publica, semanalmente, conteúdos sobre o pleito eleitoral e dados sobre os usos do Instagram pelos candidatos 

 

O Midiáticus (Grupo de Pesquisa em Mídia, Política e Democracia) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) lançou no último 12 de agosto a campanha Midiáticus nas Eleições 2024. A campanha une ensino, pesquisa e extensão e tem como objetivo principal informar a sociedade sobre as eleições municipais de 2024, com conteúdos explicativos do processo eleitoral e um monitoramento semanal dos usos do Instagram pelos principais candidatos às prefeituras das cinco maiores cidades de Mato Grosso.

Os conteúdos sobre as eleições são produzidos pela turma de Jornalismo Político do curso de Jornalismo da UFMT, campus Cuiabá, sob a responsabilidade do líder do grupo, professor Bruno Araújo. Integram a iniciativa a estudante Aline Nunes, monitora da disciplina, e o mestrando Willian Monteiro, que realiza estágio de docência na turma. Semanalmente, os conteúdos são publicados na página do Instagram do Midiáticus (@midiaticus).

Emanuelly dos Santos, estudante de jornalismo, apresenta o vídeo de lançamento da campanha

Entre os temas abordados estão o que é política, o perfil das candidaturas, as funções de um vereador e prefeito, explicações sobre o processo de eleição de vereadores, além de tópicos sobre desinformação e fake news nas eleições. “A iniciativa colabora para informar a sociedade, além de ser um espaço também de formação dos e das estudantes envolvidos na produção de conteúdos sobre temas que interessam diretamente à cidadania e à democracia”, pontua o professor Bruno Araújo.

A segunda frente da campanha é o Monitor Digital, que realiza o acompanhamento do Instagram dos principais candidatos às prefeituras de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop e Sorriso. A iniciativa conta com o apoio de Yuri Caseiro, que colabora com o grupo na produção de mecanismos de automação de coleta dos conteúdos. Durante todo o período de campanha eleitoral, o Midiáticus publica, às sexta-feiras, em sua conta no Instagram, dados sobre os usos da plataforma Instagram pelos candidatos.

Entre os dados estão o número de postagens e interações e as postagens que obtiveram maior engajamento em termos de curtidas e comentários, considerados todos os candidatos das 5 maiores cidades do estado. Na primeira semana de monitoramento, os dados indicam que candidatos da direita e da direta radical têm se destacado tanto em número de postagens quanto na capacidade de gerar interações em seus perfis. Os conteúdos serão analisados pelos pesquisadores e pesquisadoras do grupo em um segundo momento.

O professor Bruno Araújo, líder do Midiáticus enfatiza a importância da iniciativa e o seu caráter de articulação dos três ramos de atuação da universidade, o ensino, a pesquisa e a extensão. “O Midiáticus faz um cruzamento muito interessante entre o ensino e a pesquisa, e articula ambos com uma dimensão de extensão, já que as informações são direcionadas para a sociedade como um todo, de forma a informá-la melhor sobre assuntos muito caros ao exercício da cidadania”. o professor complementa destacando a importância da boa informação para enfrentar conteúdos falsos em períodos eleitorais: “o investimento em formas de oferecer boa informação à sociedade por parte de quem produz ciência — o que acontece sobretudo no interior da Universidade — é hoje uma das principais formas de combater a desinformação, que, em política, traz graves prejuízos à democracia e à sociedade.”

As eleições como objeto de estudo: comunicação digital e cobertura jornalística

O Midiáticus privilegia o estudo da comunicação política e da cobertura jornalística de forma contínua, mas essas questões se tornam ainda mais importantes para o grupo durante as campanhas eleitorais. “Estes são momentos que oferecem objetos de estudo muito instigantes para quem se interessa por mídia e política, tanto em análises sobre as estratégias de candidatos nas redes quanto em estudos que observam o trabalho jornalístico sobre o processo, outro importante segmento de análise”, explica Araújo.

Após a primeira fase de monitoramento, os pesquisadores do Midiáticus produzirão análises empíricas a partir dos dados coletados. Uma das análises pretende entender como os candidatos projetam sua imagem pública nas redes por meio de um método de identificação de atributos que o grupo tem utilizado em suas pesquisas desde 2022. Além disso, serão estudadas as estratégias de comunicação mais utilizadas pelos candidatos nas principais cidades de Mato Grosso, com foco no discurso e no estilo adotados para mobilizar os eleitores. “Isso permitirá entender as estratégias mais utilizadas e como elas mobilizaram os públicos nas redes”, completa o professor Araújo.

O Monitor Digital é divulgado toda sexta-feira com os dados semanais do uso do Instagram pelos candidatos de 5 cidades de MT

Ainda no âmbito do estudo da comunicação política nas redes, destaca-se o trabalho de conclusão de curso (TCC) do estudante de jornalismo Gustavo Klimiuk, que analisará os sentimentos predominantes no Instagram dos candidatos à prefeitura de Cuiabá, por meio do método de Análise de Sentimentos, muito utilizado para estudar os conteúdos que circulam nas redes.

No eixo de análise de cobertura jornalística, dois bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de IC da UFMT, financiados pela FAPEMAT e orientados pelo professor Bruno Araújo, atuarão em análises sobre a cobertura jornalística das eleições municipais de 2024 em sites de notícias mato-grossenses. André Macedo e Jorge Gabriel, estudantes de Jornalismo, estudarão aspectos como o espaço concedido aos candidatos na imprensa, as fontes utilizadas, os temas abordados e os enquadramentos mais presentes na cobertura ao longo da campanha.

O professor Bruno Araújo conclui: “Com isso, o Midiáticus desenvolverá pesquisas nas duas frentes que mais interessam aos seus pesquisadores: a comunicação política nas plataformas e a cobertura jornalística, duas dimensões essenciais da comunicação política do nosso tempo, oferecendo evidências que ajudam a compreender esses fenômenos em Mato Grosso e, ao mesmo tempo, partilhando esses achados científicos com a comunidade”.

 

Siga o Midiaticus no Instagram para acompanhar tudo: @midiaticus

Compartilhe:

Posts Relacionados

Midiáticus nas Eleições 2024: iniciativa monitora Instagram de candidatos nas 5 maiores cidades de MT e produz conteúdos sobre a campanha eleitoral

plugins premium WordPress