Midiáticus/UFMT apresenta livro de Dôuglas Ferreira sobre condições de trabalho e emoções em agências de publicidade

Midiáticus/UFMT apresenta livro de Dôuglas Ferreira sobre condições de trabalho e emoções em agências de publicidade

O Grupo de Pesquisa Midiáticus, da UFMT, promove nesta quinta-feria, 13 de junho, às 19h00 (20h em Brasília) uma live de apresentação da obra Como é trabalhar em uma agência de publicidade? Relatos das emoções vivenciadas no ambiente de trabalho publicitário, de autoria de Dôuglas Ferreira.

Além do autor, o professor Dr. Márcio Simeone, da UFMG, também participa da live e fará uma reflexão sobre as discussões propostas na obra. A mediação será do professor Dr. Bruno Araújo. A live será transmitida pelo canal do PPGCOM/UFMT no Youtube.

Ferreira é pesquisador do Midiáticus e professor da Universidade Federal de Minas Gerais. O livro foi lançado recentemente pelo Selo PPGCOM/UFMG e está disponível em acesso gratuito. Clique aqui para baixar a obra completa.

Em diálogo a obra de Karl Marx e a partir de uma perspectiva comunicacional, Ferreira analisa relatos de trabalhadores de agências de publicidade, para compreender como as relações de trabalho se organizam neste ambiente. A questão das emoções é central na pesquisa do autor, para quem a análise dos relatos permite, de alguma maneira, compreender a realidade de toda a classe trabalhadora, ainda que o trabalho considere as especificidades do trabalho publicitário. O livro é um convite à reflexão sobre o trabalho e as suas contradições sob o capitalismo.

 

Capa do livro (Selo PPGCOM/UFMG, 2024)

 

“Contraditoriamente, ao mesmo tempo que, no âmbito da produção, o capitalismo vampiriza nossas emoções, no âmbito do consumo, ele nos proporciona prazeres emocionais nunca antes vistos. Nesse sentido, deixamos de nos emocionar como seres humanos emancipados, para nos emocionarmos como sujeitos condicionados aos interesses do capital. É por isso que, no caso do trabalho publicitário, a questão que não deve se calar é: quanto de tristeza e sofrimento foram necessários para que a felicidade e a plenitude estivessem estampadas nas peças de uma campanha?”

Trecho da obra “Como é trabalhar em uma agência de publicidade? Relatos das emoções vivenciadas no ambiente de trabalho publicitário”, de Dôuglas Ferreira

 

 

 

Midiáticus na greve 

A apresentação do livro de Dôuglas Ferreira integra a iniciativa Midiáticus na Greve, um conjunto de atividades que o grupo de pesquisa fará para fomentar a reflexão crítica no contexto de greve, que vivenciamos na UFMT e em outras universidades do país, dos docente e dos técnicos-administrativos.

Em nota, o Midiáticus afirmou que a reflexão e a pesquisa científica críticas e com perspectiva social são fundamentais para fortalecermos as frentes de luta por direitos e por um mundo melhor para os trabalhadores. Pesquisas como as de Ferreira são feitas em universidades públicas e gratuitas, que precisam ter seus orçamentos sempre valorizados, destaca a nota.

 

Desinformação, política e greve nas universidades

No dia 20 de junho, às 19h (20h em Brasília), o Midiáticus realiza uma segunda live, para discutir o fenômeno da desinformação na política, com ênfase em conteúdos falsos que têm sido disseminados nas redes sociais sobre as universidades e a greve de docentes e técnicos. A live contará com a participação dos professores Thiago Cury Luiz e Anna Cristina Brisola, ambos pesquisadores do Midiáticus.

 

Compartilhe:

Posts Relacionados

Midiáticus/UFMT apresenta livro de Dôuglas Ferreira sobre condições de trabalho e emoções em agências de publicidade

plugins premium WordPress