Pesquisador explica concepção da marca do Midiáticus

Pesquisador explica concepção da marca do Midiáticus

Dôuglas Ferreira compartilhou as inspirações por trás da logo do grupo.

Dôuglas Ferreira, pesquisador do Midiáticus e professor na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), compartilhou as inspirações por trás da concepção da marca do grupo de pesquisa.

Ferreira descreve a logo como uma representação visual dos três pilares fundamentais explorados pelo Midiáticus: democracia, mídia e política. “Os componentes visuais elementares do logo são constituídos por três barras que representam cada um dos principais eixos teóricos-conceituais estudados pelo grupo”, explica o professor. “Tendo em vista que são campos de mútua afetação, foram acrescentados, entre eles, fluxos conectivos que demonstram que estão interligados e em uma relação de interdependência”.

Dôuglas Ferreira, professor criador da marca do Midiáticus.

A interação constante entre esses elementos é simbolizada pelos fluxos que formam o símbolo do infinito, também interpretável como a letra “M” inicial do nome Midiáticus. “É sobre esses componentes visuais que está fixada a palavra Midiáticus”, afima. “Ela surge a partir da transformação das barras iniciais em letras ‘is’ e se funde aos elementos gráficos de modo que tipografia e símbolos se tornem uma coisa só”.

A escolha da cor azul metalizada não foi arbitrária. O pesquisador explica que a tonalidade foi selecionada para transmitir seriedade e contemporaneidade, características alinhadas aos objetivos investigativos do grupo. “Pesquisar as questões que envolvem as relações entre mídia, política e democracia, principalmente aquelas que se manifestam no contexto das redes sociais digitais”, acrescenta Ferreira.

Além disso, o posicionamento estratégico da tagline, descrevendo o nome completo do grupo de pesquisa, foi cuidadosamente planejado para criar um equilíbrio visual com o logo. “Ela foi posicionada mais à direita para criar um equilíbrio visual com o logo, que tem mais elementos visuais à esquerda”, conclui.

 

Confira a logo animada:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Midiáticus UFMT (@midiaticus)

Compartilhe:

Posts Relacionados

Pesquisador explica concepção da marca do Midiáticus

plugins premium WordPress