Abílio e Lúdio intensificam apelo ideológico no TikTok no 2º turno em Cuiabá
Relatório do Midiaticus-UFMT em parceria com o Instituto Democracia em Xeque aponta foco emocional e rejeição às fake news como principais estratégias de candidatos no TikTok.
Destaques do terceiro relatório
• Lúdio (PT) se destaca como o candidato que mais postou no TikTok de 7 a 14 de outubro
• Lúdio (PT) cresce 105,7% em número de seguidores no Tik Tok, mas vatangem de Abilio (PL) segue muito maior
• Vídeos de Abílio têm a maior visibilidade no Tik Tok: no Top 5 dos mais vistos, 4 são do candidato do PL
• Conteúdos de Abilio (PL) no Tik Tok tem três vezes mais visualizações que as postagens de Lúdio (PT)
• Quatro dos cinco vídeos mais vistos no Tik Tok são postados por Abílio (PL); um é de Lúdio (PT)
• Estratégias de comunicação das campanhas apostam em temas ideológicos no Tik Tok no início do 2º turno
O Grupo de Pesquisa em Mídia, Política e Democracia da Universidade Federal de Mato Grosso (Midiáticus-UFMT) e o Instituto Democracia em Xeque divulgaram, nesta sexta-feira (25), o quarto relatório sobre o uso do TikTok por candidatos à Prefeitura de Cuiabá, analisando as campanhas de Abílio Brunini (PL) e Lúdio Cabral (PT) no segundo turno. O estudo, que faz parte do projeto Hubs Regionais, leva em consideração o período 7 e 14 de outubro.
Com o fim do primeiro turno, os conteúdos de Abílio e Lúdio passaram a enfatizar menos propostas concretas e mais temas que buscam gerar conexão emocional com os eleitores. Ambos investiram em tópicos como a rejeição às fake news e o reforço de valores familiares, como forma de estabelecer vínculos afetivos com o eleitorado. Segundo o relatório, Abílio e Lúdio recorrem a vídeos que evitam confrontos diretos e buscam criar identificação emocional, uma estratégia que se fortalece no ambiente polarizado do segundo turno.
Lúdio Cabral (PT) focou em reforçar seus laços com a população cuiabana no TikTok. O candidato compartilhou vídeos com famílias e crianças para se projetar como candidato próximo do povo. O petista também respondeu a um vídeo desinformativo vinculado pelo adversário, defendendo suas posições e propondo mais diálogo sobre as demandas de Cuiabá. Lúdio foi o candidato com mais publicações entre 7 e 14 de outubro, postando seis vídeos, enquanto Abílio postou quatro.
Já Abílio Brunini (PL) focou em desmentir informações divulgadas pelo adversário para sustentar a veracidade de sua campanha. Além disso, ele destacou o apoio de figuras conservadoras como Jair Bolsonaro e Romeu Zema, em uma busca de consolidar sua base de direita.
Abílio também trouxe a questão da saúde para o centro de seu discurso, prometendo reajustes salariais para servidores e criticando promessas que não teriam sido cumpridas pelo governo Lula. Com quatro dos cinco vídeos mais vistos no período, Abílio superou Lúdio em engajamento, com 71.200 visualizações, enquanto Lúdio alcançou 21.636.
Apesar da queda de 87,7% nas visualizações de Abílio em relação ao fim do primeiro turno, seus vídeos seguem atraindo o maior público na plataforma de vídeos curtos. Lúdio, por sua vez, teve uma redução menor, de 38,4%, mas registrou um crescimento expressivo de 105,7% em seguidores, embora ainda muito atrás do oponente, que tem 405,9 mil seguidores.