Candidatos intensificam uso do TikTok na eleição de Cuiabá, aponta 2º relatório do Midiáticus

Candidatos intensificam uso do TikTok na eleição de Cuiabá, aponta 2º relatório do Midiáticus

Candidatos triplicam visualizações e impulsionam crescimento na rede social, destacando saúde e mobilidade como principais temas de campanha.
Clique na imagem e confira o segundo relatório de monitoramento dos candidatos à Prefeitura e à Câmara de Vereadores de Cuiabá no TikTok.

 

Destaques do segundo relatório

•⁠ Em Cuiabá, Abílio é o candidato com o maior número de publicações no TikTok durante a segunda e terceira semanas da campanha, com 52 vídeos. Botelho posta 44 vezes, seguido por Lúdio com 27 postagens. Kennedy, que liderava na primeira semana, cai para último, com apenas 10 vídeos;

•⁠ Lúdio Cabral (PT) vê seus seguidores no TikTok crescerem 203% durante o período, mas Abílio (PL) continua liderando com 396,9 mil seguidores, após um crescimento de apenas 0,6%;

•⁠ Abílio (PL) registra 549.337 visualizações entre 26 de agosto e 8 de setembro, um aumento de 469% em relação ao período anterior. Lúdio (PT) apresenta crescimento significativo de 2.830%, alcançando 163.064 visualizações;

•⁠ O vídeo de Lúdio Cabral (PT) confrontando Abílio (PL) pelo voto favorável à soltura de Chiquinho Brazão, envolvido no caso Marielle Franco, torna-se o conteúdo mais visualizado no TikTok, com 129.200 visualizações. Entre os cinco vídeos mais vistos, quatro são de Abílio;

•⁠ O PT conquista o segundo lugar em visualizações.

 

O Grupo de Pesquisa em Mídia, Política e Democracia da Universidade Federal de Mato Grosso (Midiáticus) e o Instituto Democracia em Xeque, financiado pela Fundação Heinrich Böll, lançaram, nesta terça-feira (14), o segundo relatório de monitoramento dos candidatos à Prefeitura e à Câmara de Vereadores de Cuiabá. A análise faz parte do projeto Hubs Regionais, que acompanha a atuação dos políticos no TikTok durante as eleições municipais de 2024.

O levantamento mostra que, nas duas semanas analisadas (26 de agosto a 8 de setembro), os quatro candidatos à Prefeitura intensificaram sua presença na plataforma de vídeos curtos, quase dobrando o número de postagens em comparação à primeira semana de campanha.

Abílio Brunini (PL) foi o que mais publicou no período, com 52 vídeos, seguido por Eduardo Botelho (União) e Lúdio Cabral (PT) com 27. Já Domingos Kennedy (MDB), que havia liderado as postagens na primeira semana, reduziu seu ritmo, com apenas 10 publicações.

Lúdio cresceu na rede com vídeo em que confronta Abílio por votar a favor da soltura de Chiquinho Brazão, acusado no caso Marielle Franco.

O relatório também destaca o crescimento expressivo de Lúdio Cabral no TikTok. O petista viu sua base de seguidores aumentar 203% nas duas semanas analisadas, mas permanece atrás de Abílio, que, com uma variação de apenas 0,6%, continua liderando com 396,9 mil seguidores.  No quesito visualizações, Abílio novamente dominou, atingindo 549.337 views, um aumento de 469% em relação ao período anterior. Apesar disso, Lúdio apresentou uma expansão de 2.830%, alcançando 163.064 visualizações.

Um dos posts que mais contribuiu para a crescente de Lúdio foi o vídeo em que ele confronta Abílio sobre seu voto favorável à soltura de Chiquinho Brazão, envolvido no caso de assassinato da vereadora Mariele Franco. O vídeo, que repercutiu após um debate na TV Vila Real, foi o mais visualizado no TikTok durante o período analisado, somando 129.200 visualizações. Entre os cinco vídeos mais vistos no período, quatro pertenciam a Abílio.

O levantamento também revela que, embora o PT tenha registrado um crescimento considerável no TikTok, os partidos de direita e extrema direita seguem dominando as visualizações na plataforma. Os candidatos do PL somaram 586.311 views, três vezes mais que o PT, que alcançou 181.411. O União Brasil, por sua vez, aparece em terceiro lugar, com 55.865 visualizações.

No que se refere ao conteúdo das publicações, o tema da saúde segue sendo o principal foco da comunicação dos candidatos à prefeitura de Cuiabá, seguido por mobilidade urbana e corrupção.

Candidatos à Câmara

Além dos candidatos à Prefeitura, o uso do TikTok entre os postulantes à Câmara Municipal de Cuiabá também aumentou significativamente, com um crescimento de 75,6% nas postagens entre 26 de agosto e 8 de setembro. Foram 606 publicações realizadas nesse período, com uma média de 43 vídeos diários. Entre os candidatos ao legislativo municipal, Arthur Garcia (Novo) foi o que menos postou entre os dez mais ativos (18 publicações), mas seus vídeos alcançaram maior popularidade em termos de visualizações e engajamento, superando até mesmo Roberto Zico (PL), que liderou o número de postagens com 30 vídeos.

Projeto Hubs Regionais

O projeto “Hubs Regionais Eleitorais – Monitoramento das Eleições Municipais no Brasil no TikTok” é uma rede de 10 grupos de pesquisa espalhados por várias regiões do Brasil. O objetivo é monitorar a dinâmica das campanhas no TikTok, identificando os principais temas e questões discutidas e verificando a circulação de conteúdos prejudiciais à integridade eleitoral.

A primeira edição do projeto está focada nas eleições municipais de 2024 e busca analisar o uso da plataforma de vídeos curtos como ferramenta de comunicação política. O Midiáticus é o único representante do Centro-Oeste na iniciativa, que produzirá cinco relatórios sobre o pleito na capital de Mato Grosso.

Clique aqui e confira todos os relatórios já publicados

Compartilhe:

Posts Relacionados

Candidatos intensificam uso do TikTok na eleição de Cuiabá, aponta 2º relatório do Midiáticus

plugins premium WordPress