Candidatos intensificam uso do TikTok na eleição de Cuiabá, aponta 2º relatório do Midiáticus
Candidatos triplicam visualizações e impulsionam crescimento na rede social, destacando saúde e mobilidade como principais temas de campanha.
Destaques do segundo relatório
• Em Cuiabá, Abílio é o candidato com o maior número de publicações no TikTok durante a segunda e terceira semanas da campanha, com 52 vídeos. Botelho posta 44 vezes, seguido por Lúdio com 27 postagens. Kennedy, que liderava na primeira semana, cai para último, com apenas 10 vídeos;
• Lúdio Cabral (PT) vê seus seguidores no TikTok crescerem 203% durante o período, mas Abílio (PL) continua liderando com 396,9 mil seguidores, após um crescimento de apenas 0,6%;
• Abílio (PL) registra 549.337 visualizações entre 26 de agosto e 8 de setembro, um aumento de 469% em relação ao período anterior. Lúdio (PT) apresenta crescimento significativo de 2.830%, alcançando 163.064 visualizações;
• O vídeo de Lúdio Cabral (PT) confrontando Abílio (PL) pelo voto favorável à soltura de Chiquinho Brazão, envolvido no caso Marielle Franco, torna-se o conteúdo mais visualizado no TikTok, com 129.200 visualizações. Entre os cinco vídeos mais vistos, quatro são de Abílio;
• O PT conquista o segundo lugar em visualizações.
O Grupo de Pesquisa em Mídia, Política e Democracia da Universidade Federal de Mato Grosso (Midiáticus) e o Instituto Democracia em Xeque, financiado pela Fundação Heinrich Böll, lançaram, nesta terça-feira (14), o segundo relatório de monitoramento dos candidatos à Prefeitura e à Câmara de Vereadores de Cuiabá. A análise faz parte do projeto Hubs Regionais, que acompanha a atuação dos políticos no TikTok durante as eleições municipais de 2024.
O levantamento mostra que, nas duas semanas analisadas (26 de agosto a 8 de setembro), os quatro candidatos à Prefeitura intensificaram sua presença na plataforma de vídeos curtos, quase dobrando o número de postagens em comparação à primeira semana de campanha.
Abílio Brunini (PL) foi o que mais publicou no período, com 52 vídeos, seguido por Eduardo Botelho (União) e Lúdio Cabral (PT) com 27. Já Domingos Kennedy (MDB), que havia liderado as postagens na primeira semana, reduziu seu ritmo, com apenas 10 publicações.
O relatório também destaca o crescimento expressivo de Lúdio Cabral no TikTok. O petista viu sua base de seguidores aumentar 203% nas duas semanas analisadas, mas permanece atrás de Abílio, que, com uma variação de apenas 0,6%, continua liderando com 396,9 mil seguidores. No quesito visualizações, Abílio novamente dominou, atingindo 549.337 views, um aumento de 469% em relação ao período anterior. Apesar disso, Lúdio apresentou uma expansão de 2.830%, alcançando 163.064 visualizações.
Um dos posts que mais contribuiu para a crescente de Lúdio foi o vídeo em que ele confronta Abílio sobre seu voto favorável à soltura de Chiquinho Brazão, envolvido no caso de assassinato da vereadora Mariele Franco. O vídeo, que repercutiu após um debate na TV Vila Real, foi o mais visualizado no TikTok durante o período analisado, somando 129.200 visualizações. Entre os cinco vídeos mais vistos no período, quatro pertenciam a Abílio.
O levantamento também revela que, embora o PT tenha registrado um crescimento considerável no TikTok, os partidos de direita e extrema direita seguem dominando as visualizações na plataforma. Os candidatos do PL somaram 586.311 views, três vezes mais que o PT, que alcançou 181.411. O União Brasil, por sua vez, aparece em terceiro lugar, com 55.865 visualizações.
No que se refere ao conteúdo das publicações, o tema da saúde segue sendo o principal foco da comunicação dos candidatos à prefeitura de Cuiabá, seguido por mobilidade urbana e corrupção.
Candidatos à Câmara
Além dos candidatos à Prefeitura, o uso do TikTok entre os postulantes à Câmara Municipal de Cuiabá também aumentou significativamente, com um crescimento de 75,6% nas postagens entre 26 de agosto e 8 de setembro. Foram 606 publicações realizadas nesse período, com uma média de 43 vídeos diários. Entre os candidatos ao legislativo municipal, Arthur Garcia (Novo) foi o que menos postou entre os dez mais ativos (18 publicações), mas seus vídeos alcançaram maior popularidade em termos de visualizações e engajamento, superando até mesmo Roberto Zico (PL), que liderou o número de postagens com 30 vídeos.
Projeto Hubs Regionais
O projeto “Hubs Regionais Eleitorais – Monitoramento das Eleições Municipais no Brasil no TikTok” é uma rede de 10 grupos de pesquisa espalhados por várias regiões do Brasil. O objetivo é monitorar a dinâmica das campanhas no TikTok, identificando os principais temas e questões discutidas e verificando a circulação de conteúdos prejudiciais à integridade eleitoral.
A primeira edição do projeto está focada nas eleições municipais de 2024 e busca analisar o uso da plataforma de vídeos curtos como ferramenta de comunicação política. O Midiáticus é o único representante do Centro-Oeste na iniciativa, que produzirá cinco relatórios sobre o pleito na capital de Mato Grosso.