Em reta final do 1º turno, saúde foi o tema mais debatido entre candidatos à Prefeitura de Cuiabá no TikTok
Críticas e embates protagonizados pelos candidatos também geraram engajamento na plataforma.
Destaques do terceiro relatório
- Candidatos mantêm intensa a comunicação no TikTok nas últimas semanas da campanha eleitoral de 1º turno;
- Todos os candidatos à Prefeitura de Cuiabá crescem em número de seguidores no Tik Tok, mas vatangem de Abilio (PL) segue maior;
- Partido Novo lidera visualizações no TikTok em Cuiabá;
- Abilio (PL) lidera com folga as visualizações no TikTok com número quatro vezes maior ao de Botelho;
- Saúde continua como o tema mais relevante na comunicação dos candidatos a prefeito no TikTok;
- Quatro dos cinco vídeos mais vistos no Tik Tok são de Abílio. Lúdio (PT) tem o 3º vídeo mais visto no período.
O Grupo de Pesquisa em Mídia, Política e Democracia da Universidade Federal de Mato Grosso (Midiáticus-UFMT) e o Instituto Democracia em Xeque lançaram, nesta terça-feira (08.10), o terceiro relatório de monitoramento do uso do TikTok por candidatos à Prefeitura e à Câmara de Vereadores de Cuiabá. O estudo, que faz parte do projeto Hubs Regionais, aponta que saúde foi o tema mais debatido entre os candidatos no período de 09 de setembro a 23 de setembro.
O estudo analisa os perfis dos quatro candidatos ao Palácio Alencastro: Abílio Brunini (PL), Eduardo Botelho (União Brasil), Kennedy (MDB) e Lúdio Cabral (PT). Além disso, também monitora os perfis dos 437 candidatos que concorreram às 27 cadeiras da Câmara Municipal. O terceiro relatório avalia a atuação dos candidatos nas duas semanas que antecederam o primeiro turno, realizado em 6 de outubro, quando Abílio e Lúdio foram confirmados para a disputa no segundo turno.
De acordo com o relatório, todos os candidatos à Prefeitura mantiveram o número de postagens no TikTok nas últimas semanas de campanha, com Abílio Brunini se destacando como o candidato que mais publicou na plataforma entre os dias 9 e 23 de setembro. Nesse período, Abílio postou 58 vídeos, seguido por Eduardo Botelho com 40, Lúdio Cabral com 23, e Kennedy com apenas 8 postagens.
Apesar de um crescimento 14% no número de seguidores de Lúdio Cabral no TikTok, que chefou a 2060, Abílio manteve a ampla vantagem, com 396,9 mil seguidores e uma taxa de crescimento mais modesta de 0,6%. O candidato do PL também liderou em visualizações, com 445.217 acessos aos seus vídeos durante o período analisado, quatro vezes mais que Botelho, que teve 95.650. Lúdio alcançou 46.330 visualizações e Kennedy apenas 1.422.
As campanhas para a Câmara Municipal de Cuiabá também ganharam força no TikTok. O número de publicações cresceu 31,2% em relação à quinzena anterior, totalizando 729 vídeos entre os candidatos ao Legislativo municipal. A média foi de 53 postagens diárias entre os perfis monitorados.
Arthur Garcia (Novo) foi candidato a vereador com maior engajamento, alcançando 872.865 visualizações — um crescimento de 1.293%. Embora tenha ficado em quinto lugar no número de postagens, com 32 vídeos, seu alcance superou candidatos como Rafael Ranalli (PL) 50 postagens. Apesar de Garcia não ter sido eleito, sua presença digital foi a mais comentada e compartilhada entre os postulantes à Câmara.
Saúde é o tema mais debatido no TikTok
Entre os temas mais debatidos pelos candidatos à Prefeitura de Cuiabá, a saúde continua dominando os discursos nas redes sociais. Vídeos que abordavam questões relacionadas à saúde, educação e creches, além de desenvolvimento econômico e geração de empregos, estiveram entre os mais visualizados no TikTok.
Críticas e embates protagonizados pelos candidatos também geraram bastante engajamento. O conteúdo de maior destaque de Abílio, com 93 mil visualizações, foi um vídeo em que o candidato se defende de críticas por um episódio envolvendo a jornalista Camila Piacenti. Na ocasião, o candidato do PL acusou a jornalista de distorcer a realidade ao abordar temas polêmicos na entrevista.
Por sua vez, Lúdio Cabral teve o terceiro vídeo mais visualizado no período, em que responde às críticas de Abílio e enfatiza sua preparação para governar Cuiabá com foco no bem comum, O candidato petista busca reforçar diante dos eleitores um compromisso com a saúde pública e outros temas prioritários para a população.
Direita domina visualizações no TikTok
No balanço geral, o Partido Novo foi o que mais obteve visualizações no TikTok entre os candidatos de Cuiabá, com 879.387 acessos, ultrapassando o PL, que somou 519.463 visualizações. Republicanos, União Brasil e PT vieram na sequência. Embora o PL tenha perdido a liderança nesse quesito, Abílio Brunini segue como o candidato mais visualizado individualmente.